97 FM, Clique aqui e ouça agora!

Furacão Melissa avança para a Jamaica com ventos de 280 km/h

 

O furacão Melissa está a cerca de 215 quilômetros a sudeste de Kingston, capital da Jamaica, e a 500 quilômetros a sudoeste de Guantánamo, com ventos máximos sustentados muito fortes de 280 km/h, de acordo com o último relatório do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) .


Em sua trajetória prevista, o centro do Melissa impactará diretamente a Jamaica nesta terça-feira (28), com ventos catastróficos e que ameaçam a vida, inundações e marés de tempestade. Em seguida, se deslocará pelo sudeste de Cuba na manhã desta quarta (29) e continuará em direção ao sul e ao centro das Bahamas durante a quarta.


Atualmente, os ventos máximos sustentados do Melissa atingem 280 km/h com rajadas ainda mais intensas, mantendo-o como um furacão de grande intensidade, categoria 5 na escala Saffir-Simpson. Embora sejam esperadas flutuações em sua intensidade, o NHC insiste que o ciclone tocará o solo com força devastadora, capaz de causar danos estruturais totais em áreas expostas e elevadas.


O furacão já está fazendo sentir seu impacto: o Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston, registrou ventos sustentados de 65 km/h e rajadas de 83 km/h. A previsão é que as condições de tempestade tropical comecem nesta terça no leste de Cuba e as condições de furacão em áreas sob aviso a partir desta noite e até a manhã desta quarta.


Também se preveem condições de tempestade tropical no Haiti na jornada desta terça e desta quarta, quando são esperadas condições de furacão no sudeste e no centro das Bahamas. Além do vento, as precipitações causadas pelo furacão serão torrenciais, o que poderá ocasionar inundações repentinas “potencialmente catastróficas” e deslizamentos de terra em larga escala.


*EFE / Foto: EFE/ CIRA