97 FM, Clique aqui e ouça agora!

Com reservatório com menos de 2% do volume, cidade de Patos-PB começa racionamento de água

 

A cidade de Patos, no Sertão da Paraíba, terá racionamento de água a partir desta segunda-feira (17). De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a medida é necessária em virtude do baixo volume de água nos reservatórios que abastecem o município, por conta da estiagem. O abastecimento será interrompido por dois dias a cada semana em cada bairro.


De acordo com dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) obtidos pela TV Paraíba, cerca de 100 dos 136 açudes monitorados em toda a Paraíba estão em situação de atenção ou crítica, com volume de água abaixo de 50% da capacidade total. Destes, aproximadamente 40 estão com menos de 10% de acúmulo de água.


Os reservatórios que estão com volume de água crítico estão localizados principalmente nas regiões do Cariri e Sertão da Paraíba, ainda segundo a Aesa. Em Patos, a Barragem da Farinha, principal reservatório responsável pelo abastecimento da cidade, que possui pouco mais de 100 mil habitantes segundo o IBGE, está com menos de 2% do volume de água.


Além da Barragem da Farinhas, os outros três reservatórios abastecem Patos também estão em situação crítica, com menos de 30% do volume de água. O reservatório Jatobá, por exemplo, mede pouco mais de 13% do volume de água segundo a Aesa.


Para evitar que a cidade fique desabastecida, a Cagepa anunciou a adoção de um sistema de racionamento, com a suspensão do abastecimento em dois dias da semana. Os bairros vão passar por rodízio de dias para evitar a falta de água em todos eles de uma vez (confira o esquema completo ao fim desta matéria).


O Município tem uma lei que proíbe o uso exagerado de água para atividades como lavar calçadas e veículos, com objetivo de evitar o desperdício. A Secretaria de Meio Ambiente da cidade deve intensificar a fiscalização.


A equipe técnica da Cagepa deve avaliar o esquema de rodízio para determinar sua continuidade ou não ao fim do mês de novembro.


Esquema de racionamento de água em Patos


Locais que vão ficar sem água nas segundas e quintas-feiras:


Antônio Davi

Bivar Olinto

Condomínio São Judas Tadeu

Dona Milindra

Geraldo Carvalho

Itatiunga

Jardim Colonial

Jardim Ana Leite

Jardim de Espanha

Jardim Floresta

José Mariz

Parte da Liberdade

Luar do Campestre

Maternidade

Morada do Sol

Morro

Nova Brasília

Placas

Salgadinho

Santa Clara

São Sebastião

Sete Casas

Vila Cavalcante

Vila Teimosa

Vitória

Locais que vão ficar sem água nas terças e sextas-feiras:


Alto da Tubiba

Brasília

Centro

Jardim Califórnia

Jardim Guanabara

Jardim Santa Cecília

Jatobá

Parte da Liberdade

Monte Castelo

Nova Conquista (Mutirão)

Santo Antônio

Locais que vão ficar sem água nas quartas e nos domingos:


Angelita

Bairro dos Estados

Belo Horizonte

Carmen Leda

Distrito Industrial

Frango

Jardim Europa

Jardim Magnólia

Jardim Queiroz

Juá Doce

Matadouro

Noé Trajano

Novo Horizonte

Vila Mariana

G1 /  Foto Reprodução