97 FM, Clique aqui e ouça agora!

Praia em ilha do Irã fica com as águas vermelhas após fortes chuvas; VÍDEO!

Mar de sangue em ilha iraniana (Foto: Instagram/@hormoz_omid/ND)
 

As águas da Ilha de Hormuz, no Irã, ganharam tonalidade vermelha, na terça-feira (16), mudando a paisagem da região, o que incluiu o mar em parte do Golfo Pérsico. A cena chamou a atenção, e assustou a outros que chegaram a fazer conexões bíblicas com a "chuva de sangue" que simboliza o fim dos tempos. Desde então as imagens têm viralizado.


A explicação para o fenômeno, no entanto, é química. A cor avermelhada da costa da ilha, após chuvas torrenciais na região, tem sido atribuída ao solo vermelho abundante e rico em óxido de ferro desse território iraniano, que tem origem de depósitos vulcânicos, explicou o Daily Mail.


O fenômeno, conhecido como "golak" acontece com as fortes chuvas e a interação com o composto químico, em que a água, dada a sua força, ao escoar vai sendo pigmentada, adquirindo um tom avermelhado. A ilha tem solo rico em mineiras coloridos, característica que rendeu o apelido de "Ilha do Arco-Íris".


Essa composição ocorreu ao longo de milhões de anos, em que diferentes materiais foram acumulados, como camadas de xisto, argila, rochas vulcânicas e mais de 70 minerais, destaca o Daily Mail.


As imagens compartilhadas nas redes sociais desse fenômeno mostram as cascatas de água pigmentadas correndo, e mudando, inclusive, a cor do mar próximo à costa. Muitos visitantes aproveitaram para ver esse fenômeno de perto, pintando pés e mãos de vermelho. (O Globo)


Sabe o que é “chuva de sangue”? Fenómeno aconteceu numa ilha paradisíaca — veja o vídeo 

Já era famosa por ser vermelha, e agora mais destaque teve depois de fazer parecer que estava a "chover sangue". A Praia Vermelha, também conhecida como "Praia Arco-Íris", é uma conhecida praia da ilha de Hormuz, no Golfo Pérsico, que fica a apenas oito quilómetros da costa iraniana, e que conta com uma paisagem digna de filme. Isto porque o cenário é composto por montanhas de rochas sedimentares e materiais vulcânicos de várias cores, conferindo um aspeto único à ilha de Hormuz.

Sendo ela tão diferente e bastante visitada por turistas, há situações que se apanham que se tornam virais, e no passado dia 22 de fevereiro isso mesmo aconteceu. Numa visita guiada à ilha, o guia turístico Omid conseguiu captar a altura em que as chuvas fortes que passaram fizeram com que os minerais da montanha vermelha se movessem, indo na maré da chuva. Ao cair, os minerais formaram cascatas de água vermelha, como se estiver a "chover sangue", deixando assim um rasto de vermelho da montanha até ao mar.

Veja o vídeo.

Este é um fenómeno que está presente na ilha o ano todo, e a sua cor vem do elevado teor de óxido de ferro no solo vulcânico, segundo o "Daily Mail". Assim, os minerais, à medida que vão caindo, misturam-se com a água do mar, dando um brilho avermelhado à praia, daí o nome "Praia Vermelha". No entanto, estes minerais e materiais vulcânicos não servem só para embelezar a praia, sendo também utilizados para fins industriais, como cosmética, vidros e cerâmica, ou para a gastronomia local - por isso, se alguma vez visitar esta praia, saiba que se ingerir um ou dois grãos de areia, não tem mal.

Além disso, se caminhar pela praia, vai conseguir ver algumas partes onde a areia é mais brilhante, devido, lá está, aos compostos metálicos que constituem o óxido de ferro presente no solo vulcânico. Isto faz com que, quando o sol nasce, a paisagem fique ainda mais fascinante, e nem as cavernas misteriosas ao longo da montanha afastam os turistas deste lugar.


Da Redação