97 FM, Clique aqui e ouça agora!

Operação da Cagepa flagra furto em adutora de água tratada, no Sertão paraibano



Segundo informações divulgadas no Site do Governo do estado da Paraíba, no paraiba.pb.gov.bra Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realizou, nessa terça-feira (11), uma operação conjunta com as polícias Civil, Militar e Científica para combater o furto de água no município de São José do Bonfim, no Sertão paraibano. A ação resultou na identificação de dois pontos de desvios irregulares nas imediações do sítio Vaca Morta, na zona rural da cidade.


A operação foi deflagrada após denúncia anônima. De acordo com a Gerência Regional da Cagepa das Espinharas, em ambos os pontos foram constatados tubos de 25 milímetros conectados diretamente à adutora que liga a Estação de Tratamento de Água do município à rede de distribuição. Ainda segundo a Cagepa, o esquema desviava cerca de 5 mil litros de água por hora para duas chácaras próximas ao local, comprometendo aproximadamente 25% do abastecimento da população de São José do Bonfim.


Uma pessoa foi autuada em flagrante e deverá comparecer para depor na Delegacia de Roubos e Furtos. O gerente regional das Espinharas, Jônatas Raulino, acompanhou a operação e destacou a importância do combate ao furto de água na região.


“As nossas equipes estão sempre vigilantes, porque esse tipo de crime prejudica o acesso de toda uma população do Sertão à água potável. A cidade de São José do Bonfim conta hoje com mais de mil imóveis ligados à rede de água. Um crime como esse, portanto, acaba prejudicando diretamente cerca de quatro mil pessoas”, observou.


Furto de água é crime – O furto de água é considerado crime contra o patrimônio, conforme o artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. A Cagepa também aplica sanções administrativas, como a suspensão do fornecimento e multas de até R$ 10 mil.


Denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima através do número 115, WhatsApp (83) 98198-4495, ou pelos canais digitais da empresa, incluindo o site oficial e o aplicativo Cagepa.


Fonte: paraiba.pb.gov.br / Foto Reprodução