Plantão

Conceição vive seus últimos dias de Oligarquia Política (Braga)


Depois de mais de meio século, a tradicional família Braga, liderada pelo ex-governador e atual Deputado Estadual Wilson Braga, vive seus últimos dias no comando da política do município de Conceição, no Vale do Piancó. Conceição ficou por mais de 50 anos sob o regime Oligárquico entregue ao “Braguistas” que concentrava o poder público nas mãos de parentes sob um vínculo vicioso que colocou a cidade como umas das mais carentes em benefícios públicos do  Estado da Paraíba.
A história de Conceição não é a mesma sem a família Braga, mas a tradição familiar do Braguista no município se confunde com as más gestões e o desprezo pelo povo somado a  interesses pessoais de uma minoria em detrimento do coletivo, dando margem ao chamado “coronelismo” durante cinco décadas.
O marco do reinado da família Braga está espalhado por toda a Cidade. Nesta segunda-feira (12), o portal Radar Sertanejo andou por algumas ruas de Conceição e viu que os mais importantes órgãos públicos levam nomes de membros da família Braga, a exemplo do hospital ‘Caçula Leite’,  o nome é uma homenagem a irmã de Wilson Braga.
A  menos de 50 dias para deixar o cargo, a atual prefeita Vani Braga, irmã de Wilson Braga, vai entregar a administração com uma das piores marcas de uma gestão pública: pelo menos 50% da cidade não tem saneamento básico, metade  da cidade vive com esgotos a céu aberto e um grave problema de saúde pública infelizmente uma triste realidade na cidade de Conceição.

Eleições 2012
Nas eleições deste ano a hegemonia foi quebrada com a eleição do candidato Nilson Lacerda, do PSDB. Nilson venceu o candidato Leomar Braga, que foi apoiado pela atual prefeita e pelo ex-prefeito sobrinho de Wilson Braga, Alexandre Braga. Ele obteve 5.848 votos, o que corresponde a 53,72% do total.

História política
O prefeito eleito Nilson Lacerda começou sua carreira política em 1992 depois da morte do pai dele, Martinho Furtado de Lacerda, que  também foi político, exercendo  inclusive, o cargo de vice-prefeito. Em sua primeira eleição, Nilson foi eleito o vereador mais votado de Conceição.

Planejamento
Nilson Lacerda atribui sua eleição a uma história de planejamento e organização. Para chegar à vitória, em 2012, foram várias etapas e um conjunto de estratégias montadas sob bases sólidas e muito trabalho. Foram 20 anos de planejamento até chegar a vitória. Durante essas duas décadas a diferença  de votos  do grupo “braguista” para o grupo de Nilson Lacerda  caiu vertiginosamente. Em 2008 Nilson perdeu a eleição por apenas 50 votos e em 2012 ele chegou a vitória.

União

Unir forças e agregar valores foram dois aspectos fundamentais para a vitória em 2012. Nilson conseguiu atrair forças políticas para seu grupo durante os 20 anos de planejamento. Para essa eleição um fato foi determinante, o novo gestor conseguiu unir integralmente sua família para seu projeto político. A  família que durante 20 anos tinha gosto político diferente se uniu 100% em torno da campanha vitoriosa de Nilson Lacerda.

Outros apoios
Além da família unida, militantes e o sentimento de mudança da população coceiçoense Nilson contou com o forte apoio político do ex-prefeito do município, Deon Diniz e da vice-prefeita eleita Nena Diniz. Um fato curioso é que a mesma chapa da eleição passada foi mantida.

Expectativa
Com projetos revolucionários para todos os setores da administração municipal e propostas para tirar o município de Conceição do atraso, Nilson Lacerda é a grande revelação entre os 223 prefeitos eleitos no estado da Paraíba. (
RADAR SERTANEJO)