Após a enorme circulação de boatos sobre a suposta morte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma foto registrada pela Agência France-Presse (AFP) confirmou o que já se imaginava: tudo não passou de falsos rumores. A imagem divulgada pela AFP mostra o líder americano e sua neta Kai Trump embarcando, neste sábado (30), a caminho do campo de golfe Trump National, em Sterling, na Virgínia.
Nas últimas horas, uma grande onda de boatos sobre Trump tomou conta da rede social X. O nome do líder americano apareceu em inúmeras menções na plataforma e ficou entre os assuntos mais comentados. Mesmo diante da repercussão, Trump seguiu ativo em sua rede, a Truth Social, onde continuou fazendo postagens.
Leia também
1 Boatos sobre morte de Donald Trump se espalham pelas redes
2 Moraes ordena vistoria em carros que saírem da casa de Bolsonaro
3 Moraes manda monitorar parte externa da casa de Bolsonaro
4 Morre, aos 88 anos, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo
5 Pavinatto: "PF vazou mensagens de Malafaia para a Globo"
A disseminação do boato coincidiu com a ausência de compromissos na agenda oficial de Trump e com a divulgação de imagens que mostraram um hematoma na mão do republicano.
Além disso, alguns internautas citaram uma entrevista dada pelo vice-presidente JD Vance ao USA Today, na última quarta-feira (27), quando ele disse estar pronto para assumir em caso de “tragédia terrível”, embora tenha garantido que Trump “está em forma, vibrante e com uma saúde incrivelmente boa”.
Em julho, a equipe médica de Trump havia informado que o republicano foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica. Segundo nota oficial, os hematomas visíveis em sua mão se devem a uso de aspirina e apertos de mão frequentes. Nos últimos meses, Trump esteve sob forte atenção por conta da segurança, após sobreviver a duas tentativas de assassinato durante a campanha à reeleição.
Aliás, essa não foi a primeira vez que rumores sobre sua morte circulam. Em setembro de 2023, a conta de Donald Trump Jr. no X foi invadida, e o invasor publicou mensagens falsas sobre o falecimento do então ex-presidente.
Por Paulo Moura / Foto reprodução HuffPost