O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (18) que começou a “organizar” uma reunião entre os presidentes de Rússia e Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.
Trump fez o anúncio após realizar, nesta segunda, um encontro em Washington com Zelensky e vários líderes europeus para tentar obter progressos para a paz na Ucrânia.
– Ao concluir as reuniões, liguei para o presidente Putin e comecei a organizar uma reunião, em um lugar a ser determinado, entre o presidente Putin e o presidente Zelensky – escreveu Trump em uma mensagem em sua rede social Truth Social, na qual acrescentou que após esse encontro seria realizada uma cúpula trilateral com a participação dele.
Trump garantiu que teve “uma muito boa reunião” na Casa Branca com “distintos convidados”, em referência a Zelensky, ao secretário-geral da Otan, Mark Rutte, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, aos presidentes de França e Finlândia, Emmanuel Macron e Alexander Stubb, aos primeiros-ministros de Reino Unido e Itália, Keir Starmer e Giorgia Meloni, e ao chanceler da Alemanha, Friedrich Merz.
– Durante a reunião, abordamos as garantias de segurança para a Ucrânia, que seriam fornecidas pelos diferentes países europeus, em coordenação com os Estados Unidos. Todos estamos muito satisfeitos com a possibilidade de alcançar a paz entre a Rússia e a Ucrânia – escreveu Trump sobre o encontro.
No início da reunião multilateral na Casa Branca, Trump insistiu, por sua vez, que era necessário debater a “troca de territórios”, uma proposta apresentada por Putin durante o encontro que os dois tiveram na semana passada, no Alasca, e que implicaria que a Ucrânia teria que ceder à Rússia regiões como Donetsk e Lugansk.
No entanto, Kiev disse que considera intolerável essa possível troca e que tecnicamente ela é inconstitucional, de acordo com a Carta Magna ucraniana.
Em todo caso, nenhum dos participantes nas reuniões desta segunda na Casa Branca se pronunciou sobre a possibilidade de que vá estar na mesa a possível cessão de territórios ucranianos que as forças russas ocupam.
Trump explicou que o encontro multilateral finalizou com “mais reuniões no Salão Oval” após a conversa telefônica com Putin.
*EFE / Foto Divulgação / EFE/EPA/SAMUEL CORUM / POOL