O Ministério Público da Paraíba (MPPB) informou que, antes mesmo do vídeo feito pelo youtuber Felca, o influenciador Hytalo Santos já havia sido denunciado por vizinhos do condomínio onde mora na Grande João Pessoa por promover festas com crianças e adolescentes repletas de bebida alcoólica, gravações de menores fazendo topless e em situações de conotação sexual.
Segundo uma das promotoras que está à frente do caso, Ana Maria França, o MP instaurou um inquérito para investigar o caso no final de 2024 a partir das reclamações da vizinhança.
– Até tarde da noite havia muitos eventos atrapalhando o sono dos condôminos, transitar dentro do condomínio com adolescentes fazendo topless na moto para exibir tatuagem nas costas, festas regadas com bebidas alcoólicas. Então, foi a partir daí que começou nossa apuração – explicou a promotora, segundo informações do G1.
Hytalo teve a conta do Instagram suspensa após o vídeo do youtuber Felca falando contra a adultização de menores viralizar na web. Nesta terça-feira (12), a Justiça da Paraíba aceitou o pedido do MP para estender a suspensão a todos os perfis do influenciador e proibir qualquer contato com os menores que residiam com ele. Além disso, também ficou decidido que os conteúdos postados por Hytalo nas redes sejam desmonetizados.
O MPPB ainda investiga os pais dos menores a fim de apurar se eles forem lenientes e omissos com o caso. Para o órgão, o influenciador oferecia benefícios aos familiares possivelmente com o objetivo de facilitar a emancipação dos adolescentes. Segundo o promotor João Arlindo Côrrea, o influencer fornecia celulares, como iPhones, e pagava o aluguel das casas dos familiares dos menores que participavam de seu “reality”.
O youtuber Felca usou sua visibilidade e seus mais de 4 milhões de inscritos, só em uma plataforma de vídeo, para denunciar um assunto sério...
COLUNISTAS
Radialista George Luis. Sócio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão da Paraíba (STERT). Registro Profissional N° 370 DRT/PB. Contato: 83 9.9606-8113.
Erik Figueiredo, Tem pós-doutorado em economia pela University of Tennessee, Estados Unidos. Trabalhou como subsecretario de política fiscal do Ministério da Economia.
Luiz Rosa Filho, Advogado e Professor da rede estadual de ensino, mestre em letras, pós- graduado em Língua, linguística e Literatura, graduado em Letras.