O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o contrato com o Banco Agibank, que era responsável por pagar alguns beneficiários do instituto, após denúncias graves de fraude. Uma das denúncias contra o banco era de que ele estaria convocando beneficiários para comparecer à instituição sob o pretexto dos descontos associativos e receber o dinheiro de volta.
Além disso, quando o aposentado ou pensionista instalava o aplicativo do banco no celular, ele interceptava e redirecionava para o próprio app as chamadas telefônicas que os usuários tentavam fazer à Central 135. Isso impedia, na prática, que os beneficiários acessassem informações sobre os benefícios, registrassem reclamações - inclusive sobre ressarcimento de descontos indevidos - ou tentassem qualquer atendimento oficial do INSS.
Alguns beneficiários ainda reclamaram que o banco se recusava a fazer a portabilidade de benefícios e retia valores indevidamente.
Só o Agibank pagou R$ 5 bilhões no primeiro semestre deste ano. Em abril, tinha mais de 500 mil benefícios mantidos - menos de 2% do total de benefícios pagos pelo INSS. O instituto afirma que os segurados que hoje recebem pelo Agibank continuarão recebendo normalmente.
Não é obrigatório tomar nenhuma providência imediata. Aqueles que tiveram o pedido de portabilidade recusado devem procurar a Ouvidoria do INSS.
CBN / Foto: José Cruz/Agência Brasil